Home » Cultura e Arte » Academia Louveirense de Letras e Artes celebra o Dia Nacional do Escritor contando sua história

Academia Louveirense de Letras e Artes celebra o Dia Nacional do Escritor contando sua história

Academia Louveirense de Letras e Artes celebra o Dia Nacional do Escritor contando sua história

Dia Nacional do Escritor (Image by rawpixel.com on Freepik)

Em 25 de Julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor

O dia 25 de julho, do ano de 1960, por iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE), foi instituído como o Dia Nacional do Escritor, tendo como pontapé inicial a realização do I Festival do Escritor Brasileiro. Esta data foi escolhida para homenagear os profissionais indispensáveis ao desenvolvimento da aprendizagem e da cultura. Com um propósito semelhante, se criou aqui em Louveira, num primeiro momento, uma Associação de escritores e artistas, que após algum tempo, pela lógica de uma maior abrangência cultural, no segmento letras e artes, fundou-se a Academia Louveirense de Letras e Artes (ALLA), cuja história foi escrita assim:

Escritores e as artes

A Academia Louveirense de Letras e Artes (ALLA) começou como uma Associação de Escritores e Artistas de Louveira. A primeira reunião para a fundação da referida entidade foi realizada em 2007 no escritório do então vereador Aparecido Franciscão, por iniciativa do poeta louveirense Samuel Moscospski.

Estiveram presentes à essa reunião os senhores: Aparecido Franciscão, Erasmo Tarallo, Ademilson Batista dos Santos, Camila Moscoski Rigueira, José Laércio Pagotti, Clovis Mazzali, Donizete Saraiva Deolindo, Paulo Adão, Andrea Benevides Pelegrinelli, Fabiano Pereira de Souza, Adélia Diacui Cruyer Foutonatt Pagotti e Samuel Moscospski.

Ainda no mesmo ano, desta vez na Câmara Municipal, os poetas se reuniram novamente com a presença da Presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí, Julia Fernandes Heimann, para a composição de sua primeira diretoria, a saber: Presidente – Samuel Moscospski; Vice-Presidente: Adélia Diacui Cruyer Foutonatt Pagotti; 1º Secretário – Otacílio Figueiredo Prado; 2º Secretário: Paulo Vitor Cruyer Pagotti; 1ª Diretora Social – Denize Nelli; 2º Diretor Social – Clóvis Mazzali; 1ª Tesoureira – Eleide da Assunção Reges; 2ª Tesoureira – Dalva Regina Bonesso De Biasi; Bibliotecário – José Ademir Tasso e Vogal – Andrea Benevides Pelegrinelli.

Foi lançada, então, em 2008, a primeira de suas oito coletâneas. No mesmo ano, fomos contemplados com um decreto do vereador Aparecido Franciscão que instituiu 22 de agosto como o Dia do Escritor Louveirense.

Com o incentivo de Julia Heimann e o empenho de todos os associados, conseguimos realizar nosso sonho e fundamos a ALLA – Academia Louveirense de Letras e Artes – no ano de 2015 com 40 cadeiras, sendo que 30 estão ocupadas por nomes importantes ligados à cultura de Louveira. Nosso patrono é o Sr. Synesio Ascencio e temos como Acadêmicos de Honra José Ademir Tasso, Clóvis Mazzali, Edilson Caldeira e Ruy de Oliveira. Pela Academia, lançamos mais oito coletâneas; a pretensão é continuar com o lançamento de pelo menos um livro por ano, tarefa cumprida até a presente data.

A ALLA tem como objetivos: incentivar a leitura; criar parcerias com outras Academias (nacionais e internacionais) e com escolas – inserindo poesias e contos dos estudantes em coletâneas; incentivar o acesso às bibliotecas; promover eventos culturais como saraus, contações de histórias e vernissages de nossos artistas plásticos; realizar projetos de ajuda aos mais carentes através de nossas artesãs; promover oficinas para aspirantes a escritores; incentivar ghost writers (escritores-fantasma) a fim de realizar sonhos dos não escritores e incentivar a preservação das tradições culturais e históricas da cidade.

Em suma, nossa Academia quer chegar às crianças, aos jovens e idosos, levando a alegria de saber que sempre há tempo para se deixar modificar pela arte, adquirindo valores, disciplina e aumento da qualidade de vida.

Diacuí Pagotti
Presidente

Gostou? Compartilhe!

Publicidade

OFERTAS TENDA ATACADO

Confira o Folheto do Tenda Atacado Vinhedo com ofertas válidas de 18 a 21 de julho

Chegou mais um folheto de ofertas do Tenda Atacado de Vinhedo para você economizar muito! Confira as novidades diariamente, o Tenda sempre tem novas ofertas em todos os setores e o melhor preço de Vinhedo e região. Traga a família e aproveite para fazer suas compras com muita economia. O Tenda Vinhedo espera por você!