Achou chaves na rua? Cuidado, pode ser um golpe!
Não seja enganado

Encontrar chaves no chão pode ser golpe
A cada dia surge um novo golpe para tirar nosso dinheiro e nosso sossego. Recentemente, soube de um que envolve encontrar um molho de chaves na rua, com um número de telefone preso ao chaveiro. Pensando em ajudar, a pessoa liga para o número indicado, e quem atende, agradece e pergunta onde pode buscar as chaves.
A partir desse momento, o golpista já tem o nome, o endereço e o número de telefone da vítima. Se não assaltá-la, pode tentar clonar seu telefone. Esse golpe pode ser aplicado com qualquer objeto, não necessariamente chaves.
Outro golpe ocorre por meio de e-mails ou mensagens no WhatsApp informando que você ganhou um presente, seja pelo seu aniversário, por sorteios ou por outras circunstâncias. Normalmente, o fraudador se identifica como representante dos Correios ou de uma empresa conhecida e, para receber o presente, é solicitado o pagamento de uma taxa de frete por meio de uma maquininha no ato da entrega. No entanto, ao realizar o pagamento, o valor cobrado será alterado, sendo bem maior do que o informado antes.
Portanto, nunca faça pagamentos sem conhecer a procedência da encomenda. Além disso, ao realizar compras online, verifique a autenticidade dos sites de venda. Também é fundamental ficar atento a e-mails bancários notificando sobre transações. Para evitar golpes, entre em contato diretamente com seu banco por um telefone oficial que você já conhece, e não por números 0800 enviados por mensagens suspeitas.
É importante se precaver em situações desconhecidas, mantendo-se alerta para lidar com imprevistos. A antecipação de desafios e a atenção às mudanças são essenciais para uma resposta rápida e eficaz, adaptando-se às novas circunstâncias e minimizando riscos de sofrer um golpe.

Jornalista especializada em gerontologia social. Criou a “Rio Cidadão Sênior”, primeira revista carioca para a terceira idade, e a página “Idade Maior”, publicada no Facebook. É integrante da ALLA – Academia Louveirense de Letras e Artes.
→ O conteúdo deste post, incluindo texto, imagens ou qualquer outro tipo de mídia, é de responsabilidade exclusiva do autor e não reflete necessariamente a opinião deste site.
