Home » Saúde e Bem Estar » Centro de Referência oferece apoio à pessoas com autismo em Louveira

Centro de Referência oferece apoio à pessoas com autismo em Louveira

Louveira oferece apoio à pessoas com autismo em Centro de Referência

Louveira oferece apoio à pessoas com autismo em Centro de Referência (imagem ilustrativa)

Centro de Referência do Autismo conta com especialidades para atender as demandas de acordo com cada diagnóstico

Em Louveira, o recém-inaugurado Centro de Referência do Autismo é um espaço de serviço de saúde municipal que busca promover a saúde inclusiva através apoio, suporte e atendimento para pessoas com autismo, juntamente com suas famílias. O espaço conta com nova disposição de salas para atendimento, consultórios e banheiros adaptados.

Para receber atendimento, o paciente precisa passar primeiro por uma avaliação com um clínico geral ou pediatra, em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, para então ser encaminhado para o Centro de Referência.

Para o primeiro agendamento, a equipe do Centro de Referência do Autismo entra em contato com o paciente ou responsável para comunicar a data. Após a consulta, a equipe começa a preparar a sequência com as demandas de acordo com o diagnóstico, que pode levar várias sessões para ser concluído. O objetivo é atender as necessidades de cada paciente, sendo criança ou adulto.

Além da equipe padrão que também atua nas Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Referência do Autismo conta com especialidades para atender as demandas de cada paciente, incluindo: terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicólogo, psicopedagogo, profissional de educação física, neurologista infantil e psiquiátrica.

Para facilitar o atendimento, os pacientes são divididos em três grupos de faixa etária: menores de 7 anos, de 7 a 17 anos e maiores de 18 anos.

O atendimento para crianças também inclui os pais e responsáveis, sendo realizado terapia ocupacional em grupo, avaliação neuropsicológica, treinamento de habilidade social e prestação de apoio e suporte. O objetivo é gerar um desenvolvimento saudável para o paciente de forma integrada com a família.

No protocolo de atendimento voltado para adultos, eles contarão com suporte a inserção de práticas integrativas, como treino de habilidade social e entrada no mercado de trabalho. Neste último, a Prefeitura de Louveira prepara convênio com as empresas da cidade para inserir essas pessoas.

A quantidade de consultas e sessões para crianças e adultos depende dos diagnósticos realizados pelos médicos, que tem o objetivo de atender as demandas de forma inclusiva e eficiente.

O que é autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e interação social, além de apresentar comportamentos repetitivos e estereotipados. Os primeiros sinais de alerta no desenvolvimento da criança podem ser notados nos primeiros meses de vida e o diagnóstico é geralmente estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

Embora a causa exata do TEA ainda seja desconhecida, pesquisas sugerem que fatores genéticos e ambientais podem interagir para contribuir para o desenvolvimento do transtorno. Algumas evidências apontam para a exposição a agentes químicos, deficiência de vitamina D e ácido fólico, uso de substâncias durante a gestação, prematuridade, baixo peso ao nascer, gestações múltiplas, infecção materna durante a gravidez e idade parental avançada como fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento do TEA em pessoas geneticamente predispostas.

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce do TEA e a intervenção comportamental e educacional podem levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral (capacidade presente nas células nervosas que permite o cérebro aprender e se adaptar à determinadas situações). Portanto, a identificação de atrasos no desenvolvimento e encaminhamento para estimulação precoce deve ser feita em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento anormal da criança.

Como é feito o diagnóstico de autismo

O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. A dificuldade de comunicação, o comportamento repetitivo, agitação e agressividade são os principais sintomas observados. Como ainda não existe um exame genético capaz de afirmar com precisão a incidência da síndrome, não se pode afirmar geneticamente as causas do autismo. Então, usa-se o diagnóstico baseado em observação do paciente, com ajuda dos relatos feitos pela família sobre mudanças de desenvolvimento ou comportamento da criança.

A detecção dos sintomas no entanto não é tão simples em crianças. Como elas ainda tem dificuldade de linguagem e de interação social por causa da idade, isso pode ser apenas uma variação de comportamento da criança, sendo difícil identificar se determinadas atitudes são normais ou não.

Como existem vários graus de autismo, a intensidade dos sintomas pode variar, desde aquelas que possuem um grau leve e serem muito inteligentes, até aqueles que tem um comportamento bastante comprometido, que por exemplo não falam e nem se comunicam. Naquelas com sintomas de agitação ou agressividade, deve-se tentar compreender e identificar quais são os motivos da mudança de comportamento, que pode ser dentre muitos uma dificuldade em querer dizer algo, uma dor que esteja sentindo ou um incômodo sensorial (por exemplo muito barulho), entre outros.

A compreensão dos motivos acima é fundamental na conversa com os profissionais de saúde, para que estes possam ajudar com estratégias especificas para cada necessidade.

Gostou? Compartilhe!

Publicidade

OFERTAS TENDA ATACADO

Confira o Folheto do Tenda Atacado Vinhedo com ofertas válidas de 18 a 21 de julho

Chegou mais um folheto de ofertas do Tenda Atacado de Vinhedo para você economizar muito! Confira as novidades diariamente, o Tenda sempre tem novas ofertas em todos os setores e o melhor preço de Vinhedo e região. Traga a família e aproveite para fazer suas compras com muita economia. O Tenda Vinhedo espera por você!