Home » Eventos e Atrações » Evento gratuito “Ciência Aberta 2023” do CNPEM oferece visita ao acelerador de partículas Sirius

Evento gratuito “Ciência Aberta 2023” do CNPEM oferece visita ao acelerador de partículas Sirius

Evento gratuito "Ciência Aberta 2023" do CNPEM oferece visita ao acelerador de partículas Sirius

Acelerador de partículas Sirius (imagem: divulgação CNPEM)

Evento gratuito terá visita ao Sirius e programação de atividades para todos os públicos no campus que fica em Campinas

Você gostaria de fazer perguntas a um cientista e estava esperando por uma oportunidade? Então esse momento chegou!

O campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP, vai estar de portas abertas no dia 17 de Junho para receber quem quiser conhecer de perto o Sirius, um dos mais avançados aceleradores de partículas do mundo e único na América Latina. Também será uma oportunidade de levar toda a família a participar de atividades programadas por todos os laboratórios que integram o Centro e desenvolvem pesquisas nas áreas de Biociências, Nanotecnologia e Biorrenováveis. O evento contará ainda com atividades do time de engenharia e tecnologia, assim como da Ilum – curso superior em ciência e tecnologia do CNPEM.

Organização social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM se empenha em compartilhar o entusiasmo pela ciência e está sempre de portas abertas para a pesquisa e para o diálogo com a sociedade, e anualmente promove o “Ciência Aberta”, um evento gratuito (contribuição voluntária de 1 quilo de alimento não perecível), que busca promover a ciência de forma ainda mais ampla e inclusiva, incentivando a divulgação científica e a participação ativa do público na exploração do conhecimento.

O evento, que deixou de ser realizado há três anos por causa da pandemia, gera oportunidades para conhecer de perto cientistas que trabalham em projetos nos mais diversos campos da ciência. A programação foi pensada para facilitar o entendimento sobre como são feitos experimentos e como a infraestrutura de ponta é usada para avançar no conhecimento que move o desenvolvimento de novas tecnologias e busca soluções para problemas em praticamente todas as áreas, como saúde, energia, produção de alimentos, meio ambiente e desenvolvimento de novos materiais.

Sirius, o acelerador de partículas brasileiro

A programação do “Ciência Aberta 2023” inclui visitação ao Sirius, o acelerador de partículas de última geração, projetado e construído no CNPEM. Esse enorme instrumento de pesquisa usa um tipo muito especial de radiação, chamada luz síncrotron, para investigar a composição e estrutura de materiais orgânicos e inorgânicos na escala dos átomos e moléculas com condições especiais e resolução que equipamentos de microscopia convencionais não alcançam.

O Sirius é o maior e mais complexo projeto científico já realizado no País e, bem como as demais estruturas dos laboratórios nacionais que integram o CNPEM, atende cientistas de universidades e centros de pesquisa de todo o Brasil e do exterior.

Dinâmica das atividades

O Ciência Aberta 2023 contará com 85 atividades interativas, projetadas para envolver e inspirar públicos de todas as idades. Desde experiências práticas, que demonstram alguns dos conceitos presentes nas atividades realizadas em laboratórios de pesquisa até demonstrações tecnológicas de última geração, onde os participantes terão a oportunidade de mergulhar no mundo da ciência e explorar suas diversas áreas, como física, química, biologia, materiais avançados e muito mais.

Além de praça de alimentação, com diversas opções gastronômicas, haverá espaços onde os visitantes poderão desfrutar de uma pausa para recarregar as energias. O estacionamento, com número limitado de vagas, será disponibilizado gratuitamente na Sabis International School, parceira do evento.

A programação completa das atividades está disponível no site, mas confira algumas das propostas:

VISITE O SIRIUS

Conheça por dentro a maior e mais complexa infraestrutura científica do Brasil! O enorme acelerador de partículas de última geração, projetado e construído com tecnologia nacional para gerar um tipo muito especial de luz, a luz síncrotron, muito útil para experimentos em praticamente todos os campos da ciência. Essa extraordinária ferramenta permite investigar a composição e estrutura de materiais orgânicos e inorgânicos na escala dos átomos e moléculas com condições especiais e resolução que equipamentos de microscopia convencional não alcançam. Além da visita ao Sirius, os participantes poderão conferir atividades como “O incrível mundo da levitação supercondutora”, que demonstrará princípios físicos relacionados com as propriedades supercondutoras de alguns materiais, ou ainda “DETETIVES DA ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA”, que vai trazer trazer fatos intrigantes da natureza e como experimentos feitos no Sirius podem ajudar a desvendar alguns mistérios.

QUEM QUER VER O DNA?

Será que é possível enxergar material genético? Venha ver com seus próprios olhos e descobrir o quanto uma banana compartilha de DNA com a gente.

A ARMADURA DAS PLANTAS

Biomoléculas em uma oficina divertida! Descubra como a natureza criou uma “armadura” para as plantas e como a ciência pode utilizar este mesmo recurso para criar produtos biorrenováveis.

A VIDA É NANO

Convidamos você a ficar na escala das nanopartículas. Veja como organismos e estruturas muito pequenas podem ser os grandes desafios da ciência atual. Aproveite para ver também imagens em escala nanométrica de amostras do cotidiano com efeito 3D.

CAÇA AOS TARDÍGRADOS E MOLÉCULAS

Em nosso micro-zoológico conheça os tardígrados, animaizinhos minúsculos mas capazes de sobreviver em ambientes de condições extremas, muito quentes, muito frios e até no espaço! Também aprenda sobre proteínas e máquinas moleculares com modelos impressos em 3D.

TIRO AO ALVO COM ELÉTRONS

Você sabia que o feixe de elétrons do Sirius é controlado com ajuda de ímãs e campos eletromagnéticos? Descubra, de forma bem divertida, como tudo isso funciona!

Serviço:

Dia: 17/06/2023
Horário: Admissão dos visitantes das 9h às 15h. Saída do campus até 17h
Ingresso: Gratuito (contribuição voluntária de 1 quilo de alimento não perecível)
Local: O CNPEM fica na rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas-SP
https://cnpem.br/como-chegar/
Estacionamento: Vagas gratuitas em área vizinha ao CNPEM, disponibilizada pela Sabis International School

CNPEM Ciência Aberta 2023
CNPEM Ciência Aberta 2023

Veja a seguir como foi o evento Ciência Aberta 2019.

Sobre o CNPEM

Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.

Gostou? Compartilhe!

Publicidade

OFERTAS TENDA ATACADO

Confira o Folheto do Tenda Atacado Vinhedo com ofertas válidas de 18 a 21 de julho

Chegou mais um folheto de ofertas do Tenda Atacado de Vinhedo para você economizar muito! Confira as novidades diariamente, o Tenda sempre tem novas ofertas em todos os setores e o melhor preço de Vinhedo e região. Traga a família e aproveite para fazer suas compras com muita economia. O Tenda Vinhedo espera por você!