Milhares de pessoas faltam às consultas médicas em Louveira desperdiçando vagas de quem precisa

Milhares de faltas às consultas médicas estão atrasando o atendimento em Louveira (imagem: Louveira.com.br gerada por IA)
No mês de setembro, a Rede Municipal de Saúde de Louveira registrou mais de 2 mil faltas em consultas médicas agendadas, causando um impacto direto no tempo de espera de quem realmente precisa
Em setembro de 2023, mais de 2 mil pessoas deixaram de comparecer às consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Louveira. Esse número alarmante representa não apenas uma vaga que não foi utilizada, mas também atrasa o atendimento de outros pacientes que realmente precisam de cuidados médicos e aguardam na fila.
As estatísticas demonstram que as UBS do Centro e Santo Antônio lideram em quantidade de faltas, com 1.012 no centro e 362 ausências no bairro Santo Antônio apenas no mês de setembro. Essa situação não apenas sobrecarrega o sistema de saúde local, mas compromete a eficácia dos serviços oferecidos à comunidade.
Dentre as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Louveira, houveram ao todo 2.177 faltas em consultas agendadas no mês de setembro, sendo:
- UBS do Burck: 189 faltas
- UBS do Santo Antônio: 362 faltas
- UBS do Centro: 1.012 faltas
- UBS do Monterrey: 133 faltas
- UBS do Vista Alegre: 334 faltas
- UBS do 21 de Março: 147 faltas
Chamado à consciência: caso não puder comparecer, informe com antecedência
É de extrema importância que os moradores sejam conscientes que, quando não for possível comparecer à alguma consulta, que desmarquem com antecedência assim que possível. Ao fazer isso, a pessoa permite que sua vaga seja redirecionada para outro paciente, garantindo que nenhuma vaga seja desperdiçada.
Essa conscientização pode ter um impacto significativo na melhoria do sistema de saúde da cidade. O contato prévio com a UBS ou a Central de Atendimento pelo WhatsApp, nos números (19) 99948-1597 ou (19) 97113-9407, é fundamental para otimizar o uso do sistema público de saúde e proporcionar um atendimento mais ágil e eficiente.
A saúde é coletiva: todos juntos podem melhorar o sistema
É fundamental entender que a colaboração de todos contribui para que os serviços sejam prestados de forma mais eficiente. Cada falta representa um elo enfraquecido na corrente que mantém a justa distribuição no acesso aos serviços de saúde. Ao informar com antecedência que não poderá comparecer, o cidadão colabora para garantir que as consultas agendadas sejam aproveitadas ao máximo por outros que precisam.