Home » Cultura e Arte » Lançamento do Livro “Poemas Tagarelas”, de Liah Albuquerque, contará com atividades voltadas para crianças e oficina interativa

Lançamento do Livro “Poemas Tagarelas”, de Liah Albuquerque, contará com atividades voltadas para crianças e oficina interativa

Explorando o imaginário infantil

Lançamento do Livro "Poemas Tagarelas", de Liah Albuquerque, contará com atividades voltadas para crianças e oficina interativa

Livro "Poemas Tagarelas", de Liah Albuquerque

Escritora de Louveira lança livro voltado ao imaginário infantil, em evento com pipoca, algodão doce, poesia e cantoria para as crianças, além de oficina interativa para professores da educação infantil

O encantador universo da literatura infantil se expande com o lançamento do livro Poemas Tagarelas, uma cativante obra escrita por Liah Albuquerque. O livro integra o Projeto Tagarela, uma iniciativa apoiada pela Lei Paulo Gustavo, e promete não apenas entreter, mas também enriquecer o imaginário das crianças, estimulando sua imaginação e criatividade desde a primeira infância.

Lançamento do Livro “Poemas Tagarelas”

O lançamento de Poemas Tagarelas está marcado para o dia 23 de março, das 10h às 12h, em evento que contará com uma série de atividades voltadas para crianças e adultos, desde poesia e cantoria até oficinas interativas. Com a presença de pessoas ilustres, incluindo a especialista em Literatura Infantil, Prof.ª Cláudia Unti, o evento promete uma atmosfera inspiradora. A Academia Louveirense de Letras e Artes (ALLA) gentilmente cedeu seu espaço para sediar o evento e contará também com a presença de membros, além de diversas personalidades notáveis da cidade. O endereço da ALLA é Rua Antonio Antoniolli, 30, no centro de Louveira.

Oficina Interativa para Professores da Educação Infantil

Na parte da tarde, está agendada uma Oficina Interativa voltada para professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Louveira. O objetivo é despertar ainda mais a sensibilidade para a poesia por meio de práticas dinâmicas. Os participantes terão a oportunidade de explorar técnicas de ensino e receberão um exemplar do livro para auxiliar em suas atividades pedagógicas. A oficina terá 2 horas de duração, com início às 15h, e os participantes receberão um exemplar do livro. As inscrições vão até o dia 21/03, e as vagas são limitadas. Para se inscrever clique aqui.

Projeto Tagarela e sua Importância Social

O principal objetivo do Projeto Tagarela é promover o acesso à literatura e estimular o interesse pela leitura desde a infância. O projeto irá fazer a distribuição gratuita de 638 exemplares do livro Poemas Tagarelas para escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

Entre os meses de abril e maio de 2024, diversas escolas terão o privilégio de receber a visita da autora, que estará presente para apresentar e fazer a entrega do livro. Durante esses encontros, os alunos serão envolvidos em uma experiência interativa pela autora através de sua personagem “Palhaça Tagarela”, com os encantadores poemas contidos na obra. Além disso, haverá divertidas brincadeiras com jogos poéticos e parlendas do universo infantil, transformando as visitas em verdadeiras festas, onde as crianças serão convidadas a recitar e cantar, criando momentos memoráveis de aprendizado e diversão.

Sobre o Livro “Poemas Tagarelas”

“Poemas Tagarelas”, de Liah Albuquerque, é uma obra alegre e singela que aguça a imaginação das crianças, onde são levadas a descobrir palavras que rimam entre si, interagindo com as histórias e podendo cantar os poemas musicados que podem ser acessados pelo celular através de QR-CODE. A autora também é responsável pela capa, diagramação e ilustrações, levando uma experiência visualmente atrativa e adequada ao público infantil.

A produção da obra contou ainda com a orientação da Prof.ª Cláudia Unti, especialista em Literatura Infantil e colaboradora da Editora Versum, garantido o formato e linguagem adequados.

O Papel da Literatura na Infância

É fundamental destacar o papel dos livros na formação das crianças. Além de estimular habilidades cognitivas como concentração, memória e raciocínio, a leitura desde cedo contribui para o desenvolvimento da linguagem e da criatividade. “Poemas Tagarelas” oferece uma experiência lúdica que amplia o imaginário infantil e incentiva o amor pela palavra escrita.

Sobre a Autora

Liah Albuquerque é paulistana e mora em Louveira desde 2022. Sempre esteve envolvida com as artes (foi arte-finalista de desenhos animados dos 14 aos 21 anos de idade). A leitura fazia parte de seu cotidiano, bem como as cordas de seu violão e contrabaixo. Só ingressou definitivamente no mundo literário em 2017, apesar do gosto pela escrita ter se manifestado desde cedo.

Em 2020, na pandemia, Liah fundou a Editora Versum, atualmente sediada em Louveira – SP, premiada com o 1º lugar no ProAc 24/2022 — Literatura/Publicação e Lançamento de Obra Literária por Editora de São Paulo, com o projeto Delírios, de Kika Souza — uma editora louveirense à frente das demais!

Sua editora já passou da marca de 40 livros publicados (dentre eles, a IX Coletânea da ALLA); e
apoia a Jekupe, uma editora nativa, pois sabe da importância deste segmento. Também em 2020, publicou o livro Cotidiano (poemas e prosas poéticas), e Poemas Tagarelas, em outro formato. Em 2022, foi a vez de seu terceiro livro, Sem Papas na Língua (poemas, prosas poéticas, crônicas e contos), que concorreu ao 65º Prêmio Jabuti.

Já participou de quatro antologias e foi uma das finalistas do I Prêmio Internacional de Poesia –
Rubens Luiz Sartori – AML (Academia Mourãoense de Letras), ocorrido em 2021 (com publicação),
além de dois de seus escritos terem sido classificados no Prêmio Off Flip 2021/2022.

O ano de 2024 promete: além da publicação de Poemas Tagarelas, Cartas que Nunca Chegaram
ao Destinatário, um romance futurista — com protagonistas femininas — tem previsão para meados
deste ano. Pipoca, seu segundo livro infantil, está previsto para 2025.

Liah Albuquerque ocupa a cadeira de nº 7 da Academia Louveirense de Letras e Artes, tendo como patrono Mario Quintana.

Lançamento do Livro "Poemas Tagarelas", de Liah Albuquerque, contará com atividades voltadas para crianças e oficina interativa
Lançamento do Livro “Poemas Tagarelas”, de Liah Albuquerque, contará com atividades voltadas para crianças e oficina interativa
Gostou? Compartilhe!

Publicidade

OFERTAS TENDA ATACADO

Confira o Folheto do Tenda Atacado Vinhedo com ofertas válidas de 18 a 21 de julho

Chegou mais um folheto de ofertas do Tenda Atacado de Vinhedo para você economizar muito! Confira as novidades diariamente, o Tenda sempre tem novas ofertas em todos os setores e o melhor preço de Vinhedo e região. Traga a família e aproveite para fazer suas compras com muita economia. O Tenda Vinhedo espera por você!