Passeio cultural gratuito leva visitantes a locais históricos de Louveira

Passeio cultural a locais históricos de Louveira (imagem: divulgação Prefeitura de Louveira)
Para aqueles que desejam viajar no tempo, acontece no sábado, dia 15/07, a partir das 10h, o passeio “Louveira: Antes, Durante e Depois da Ferrovia”, uma caminhada que busca valorizar a história e a cultura da cidade de Louveira. O passeio, com duração de aproximadamente 2 horas, é feito a pé e levará o participante a vários pontos de importância cultural na região central da cidade, partindo da Estação Ferroviária no centro de Louveira. As inscrições são limitadas e devem ser feitas através do link disponível no final desta matéria.
Os pontos do passeio são:
Estação Ferroviária e Casas dos Trabalhadores da CIA Paulista
A estação ferroviária de Louveira foi inaugurada em 1872 com o nome de “Estação Capivary” e fez parte da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF), sendo a primeira parada entre Jundiaí e Campinas para facilitar o escoamento do café e o desenvolvimento da cafeicultura e de outras produções agrícolas. Em 1870, seu nome foi alterado para “Estação Louveira” e mantida pela Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, que realizou várias ampliações e a construção de plataformas entre 1914 e 1915. As casas dos trabalhadores da Cia Paulista de Estrada de Ferro foram construídas ao longo das vias férreas, que passaram a ser controladas posteriormente pela Ferrovia Paulista S/A (FEPASA), tendo importância histórica devido à relação dos trabalhadores da cidade com a ferrovia, além de apresentar relevância arquitetônica que é rara em outros lugares do país.
Subestação de Energia
Construída em 1921, a subestação foi responsável pela geração de energia elétrica no trecho Campinas-Jundiaí, parte da Estação Louveira. Seu nome “Subestação Francisco Paes Leme de Monlevade (1860-1944)”, é uma homenagem a esse engenheiro ferroviário que foi dirigente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (CPEF) e da Estrada de Ferro Sorocabana. O local inclui galpões com maquinário, jardim no estilo inglês e um conjunto de residências. A subestação funcionou até 1999, quando foi desativada devido à substituição do uso de energia elétrica das locomotivas pelo diesel.
Fazenda Santo Antônio
A Fazenda Santo Antônio foi construída durante o século XIX e possui casas de arquitetura colonial. O local é propriedade da Prefeitura de Louveira, que realiza eventos e possui visitação aberta ao público.
Cemitério de Escravos
Localizada na Fazenda Conceição do Barreiro, essa área possui construções em taipas e escavações semelhantes a covas, que é chamada de “cemitério de escravos” com base em histórias orais, mas sem comprovação documental.
Igreja e Rio Capivari
Região situada às margens do Rio Capivari, é o local onde ocorreu o início da ocupação da cidade, que tem até hoje algumas casas de arquitetura do século XX. É neste bairro que foi construída, em 1939, a primeira Igreja Católica de Louveira, “Paróquia Sagrado Coração de Jesus”, também conhecida como “Igreja do Capivari”.
Para realizar a inscrição e poder participar do passeio cultural, clique aqui.
