Home » Serviços e Utilidade » Comemoração e Reflexão no Dia Internacional do Pedestre

Comemoração e Reflexão no Dia Internacional do Pedestre

Comemoração e Reflexão no Dia Internacional do Pedestre

Comemoração e Reflexão no Dia Internacional do Pedestre (<a href="https://www.freepik.com/free-photo/businessman-city-background_15556668.htm#query=pedestre&from_query=pedestres&position=3&from_view=search&track=sph">Image by rawpixel.com</a> on Freepik)

Dia 08 de agosto é o Dia Internacional do Pedestre, um dia especial para pensarmos sobre a importância de cuidarmos daqueles que estão compartilhando espaços como ruas e avenidas, se deslocando a pé. Afinal, o trânsito é um lugar onde todos estamos juntos.

Noel Silva, Observador Certificado do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e Representante Oficial do Movimento Maio Amarelo em Louveira
Noel Silva, Observador Certificado do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária)

Para destacar a necessidade de cuidados e conscientização, consultamos Noel Silva, Observador Certificado do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) e Representante Oficial do Movimento Maio Amarelo em Louveira, que trouxe alguns dados levantados pelo ONSV sobre a segurança dos pedestres no Brasil.

No ano de 2021, foram registradas cerca de 5.349 mortes de pedestres devido a acidentes de trânsito no país, de acordo com os dados do DataSus – o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. Essas mortes representam 16% de todas as vítimas fatais no trânsito.

Se olharmos para os meios de transporte, os pedestres ocupam o triste terceiro lugar em número de mortes no trânsito. Eles ficam atrás apenas dos ocupantes de carros (22%) e dos ocupantes de motocicletas (35%).

Quando analisamos os dados mais a fundo, podemos ver que a maioria das vítimas de acidentes envolvendo pedestres tinha entre 55 e 59 anos (9%). Além disso, 77% das vítimas eram homens.

Por isso, é importante lembrar que a segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Devemos continuar a refletir sobre como podemos cuidar melhor dos pedestres e proporcionar um ambiente seguro para todos no trânsito.

Gostou? Compartilhe!