Home » Cultura e Entretenimento » Descubra Jundiaí em caminhadas guiadas por seus patrimônios históricos

Descubra Jundiaí em caminhadas guiadas por seus patrimônios históricos

Passeio guiado

Descubra Jundiaí em caminhadas guiadas por seus patrimônios históricos

Caminhada guiada passa pelas antigas oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (imagem: Prefeitura de Jundiaí)

Cinco roteiros gratuitos conduzem moradores e visitantes por paisagens históricas, arquitetônicas e culturais que ajudam a contar a trajetória de Jundiaí

Estão abertas as inscrições para quem deseja mergulhar na história e na cultura de Jundiaí de um jeito diferente: caminhando. Cinco roteiros gratuitos de Caminhadas Mediadas convidam o público a explorar os bens culturais da cidade com o acompanhamento de especialistas do Departamento de Patrimônio Histórico do município.

Os passeios vão desde a arquitetura religiosa colonial até a memória afro-brasileira e a herança ferroviária, proporcionando uma experiência rica e acessível do passado e presente da cidade.

Roteiros disponíveis

Entre as opções está o percurso “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina”, com saídas da Pinacoteca Municipal e passagens por locais como o Teatro Polytheama, Solar do Barão e o Mosteiro de São Bento. A próxima edição será no dia 26 de abril, um sábado, com duração de três horas, das 9h às 12h.

Outro destaque é a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí“, a única com trecho feito também de ônibus, com apoio logístico para garantir conforto e acessibilidade. O roteiro tem edições mensais até dezembro e começa no Espaço Expressa, passando por locais marcados pela resistência e a presença negra, como o Clube 28 de Setembro e o Jardim Botânico.

O trajeto “Vila Arens e a Industrialização” leva os participantes por antigos polos fabris e ruas que ainda guardam lembranças da força operária da cidade. Com início na Estação Ferroviária da CPTM, tem próximas edições nos dias 31 de maio e 27 de setembro.

Para os interessados em arte sacra, o itinerário “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República” revisita igrejas históricas, como a Catedral Nossa Senhora do Desterro e a Igreja do Rosário, em datas marcadas para 28 de junho e 1º de novembro.

Por fim, o roteiro “Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro” desvenda os bastidores do Espaço Expressa, único patrimônio jundiaiense tombado pelo IPHAN. As caminhadas exploram a relevância do complexo ferroviário e sua influência no desenvolvimento da cidade. As próximas saídas ocorrem em 26 de julho e 29 de novembro.

Como participar

As inscrições para todos os roteiros — seja para edições aos sábados, abertas ao público geral, ou durante a semana, voltadas a grupos escolares e coletivos organizados — devem ser feitas clicando aqui.

Todos os passeios são gratuitos e contam com mediações especializadas, que contextualizam os locais visitados e ampliam a percepção do público sobre o patrimônio local.


Gostou? Compartilhe!