Descubra Jundiaí em caminhadas guiadas por seus patrimônios históricos
Passeio guiado

Caminhada guiada passa pelas antigas oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (imagem: Prefeitura de Jundiaí)
Cinco roteiros gratuitos conduzem moradores e visitantes por paisagens históricas, arquitetônicas e culturais que ajudam a contar a trajetória de Jundiaí
Estão abertas as inscrições para quem deseja mergulhar na história e na cultura de Jundiaí de um jeito diferente: caminhando. Cinco roteiros gratuitos de Caminhadas Mediadas convidam o público a explorar os bens culturais da cidade com o acompanhamento de especialistas do Departamento de Patrimônio Histórico do município.
Os passeios vão desde a arquitetura religiosa colonial até a memória afro-brasileira e a herança ferroviária, proporcionando uma experiência rica e acessível do passado e presente da cidade.
Roteiros disponíveis
Entre as opções está o percurso “Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina”, com saídas da Pinacoteca Municipal e passagens por locais como o Teatro Polytheama, Solar do Barão e o Mosteiro de São Bento. A próxima edição será no dia 26 de abril, um sábado, com duração de três horas, das 9h às 12h.
Outro destaque é a “Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí“, a única com trecho feito também de ônibus, com apoio logístico para garantir conforto e acessibilidade. O roteiro tem edições mensais até dezembro e começa no Espaço Expressa, passando por locais marcados pela resistência e a presença negra, como o Clube 28 de Setembro e o Jardim Botânico.
O trajeto “Vila Arens e a Industrialização” leva os participantes por antigos polos fabris e ruas que ainda guardam lembranças da força operária da cidade. Com início na Estação Ferroviária da CPTM, tem próximas edições nos dias 31 de maio e 27 de setembro.
Para os interessados em arte sacra, o itinerário “Arquitetura Sacra: do Período Colonial ao início da República” revisita igrejas históricas, como a Catedral Nossa Senhora do Desterro e a Igreja do Rosário, em datas marcadas para 28 de junho e 1º de novembro.
Por fim, o roteiro “Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro” desvenda os bastidores do Espaço Expressa, único patrimônio jundiaiense tombado pelo IPHAN. As caminhadas exploram a relevância do complexo ferroviário e sua influência no desenvolvimento da cidade. As próximas saídas ocorrem em 26 de julho e 29 de novembro.
Como participar
As inscrições para todos os roteiros — seja para edições aos sábados, abertas ao público geral, ou durante a semana, voltadas a grupos escolares e coletivos organizados — devem ser feitas clicando aqui.
Todos os passeios são gratuitos e contam com mediações especializadas, que contextualizam os locais visitados e ampliam a percepção do público sobre o patrimônio local.