Home » Ministério da Agricultura determina retirada de dez marcas de azeites de oliva extravirgem do mercado

Ministério da Agricultura determina retirada de dez marcas de azeites de oliva extravirgem do mercado

Saiba quais são as marcas recolhidas

Ministério da Agricultura determina retirada de dez marcas de azeites de oliva extravirgem do mercado

Azeites falsificados são retirados do mercado por determinação do Ministério da Agricultura

Publicidade
Tenda 728x200 em todos os posts

Ação faz parte de uma operação que investiga esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva falsificado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu uma ordem para que comerciantes, varejistas e atacadistas realizem o recolhimento de dez marcas de azeites de oliva extravirgem do mercado. Essa medida, respaldada pelo Decreto nº 11.130, é uma ação cautelar decorrente dos desdobramentos da Operação Getsêmani, que revelou um esquema ilícito de importação, adulteração e distribuição de azeites de oliva fraudados.

Especial Churrasco no Tenda Atacado
Tenda Ofertas da Semana Churrasco em todos os posts

As marcas que estão sob essa determinação de recolhimento são:

  • Terra de Óbidos
  • Serra Morena
  • De Alcântara
  • Vincenzo
  • Az Azeite
  • Almazara
  • Escarpas das Oliveiras
  • Don Alejandro
  • Mezzano
  • Uberaba

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Após o recolhimento, os fornecedores devem fazer a comunicação ao Mapa através do canal oficial Fala.BR, para que sejam tomadas as medidas fiscais necessárias para a correta destinação desses produtos.

Para os consumidores que tenham adquirido esses produtos, o Ministério da Agricultura adverte que é importante não consumi-los. Além disso, os consumidores podem solicitar a substituição conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Caso desejem, também podem informar ao Mapa, pelo canal oficial Fala.BR, o estabelecimento e endereço onde adquiriram o produto.

Jornal de Ofertas Tenda Atacado
Tenda Ofertas da Semana Bebidas em todos os posts

O que é a Operação Getsêmani e qual o significado deste nome

O nome da operação, que significa “prensa de azeite”, é uma alusão ao jardim situado no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, onde Jesus Cristo foi orar após celebrar a Páscoa com seus discípulos, na noite em que foi traído por Judas.

A Operação Getsêmani foi realizada nos dias 6, 7 e 8 de março em diversos municípios, incluindo Saquarema (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE) e Natal (RN). A ação contou com a participação da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC RJ) e da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM SP).

Durante a operação, foram fechadas indústrias suspeitas, resultando na apreensão de 104.363 litros de azeite de oliva fraudados, além de diversos tipos de rótulos e embalagens. Além da composição desconhecida, foram identificadas produção e comercialização em condições higiênico-sanitárias inadequadas em estabelecimento clandestino, o que representa risco à saúde pública e concorrência desleal.

Dicas para o Consumidor: Como Evitar Comprar um Azeite Falsificado

O azeite é o segundo produto alimentício mais fraudado do mundo, ficando atrás apenas do pescado. Para evitar ser enganado, é importante que os consumidores tomem alguns cuidados na hora de escolher os produtos:

  • Desconfie de preços muito abaixo da média do mercado;
  • Confira sempre a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
  • Evite comprar azeite a granel;
  • Esteja atento à data de validade e aos ingredientes contidos no produto;
  • Prefira produtos com a data de envase mais recente.

Essas medidas podem ajudar os consumidores a garantir a qualidade e a segurança dos produtos que estão adquirindo, contribuindo para a proteção da saúde e o combate à fraude no mercado de azeites de oliva.

Jornal de Ofertas Tenda Atacado
Tenda Ofertas da Semana em todos os posts



Gostou? Compartilhe!