Trem Intercidades: uma oportunidade de ouro para o futuro de Louveira?
Por Jó Bichara Netto

Trem Intercidades: uma oportunidade de ouro para o futuro de Louveira? (arte digital: equipe de redação)
Nossa região foi recentemente contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo para fazer parte de um projeto audacioso, que promete revolucionar a mobilidade urbana e impulsionar a economia e o turismo local, através do transporte de passageiros com os novos Trem Intercidades (São Paulo – Campinas) e Trem Intermetropolitano (Jundiaí – Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos)… mas será que Louveira está preparada aproveitar essa oportunidade?
O leilão de concessões do Trem Intercidades (TIC) e do Trem Intermetropolitano (TIM), realizado no último dia 29 de fevereiro pelo Governo do Estado de São Paulo, marca o início de uma nova era para a mobilidade urbana que favorecerá Louveira e região. O projeto previsto para o TIC, com 101 km de extensão, interligará a cidade de São Paulo até Campinas em apenas uma hora de viagem aproximadamente. A rapidez, conforto e facilidade que este meio de transporte oferece pode revolucionar a forma como as pessoas se locomovem entre a capital e as cidades do interior. Já o TIM será responsável pelo trajeto Jundiaí-Campinas, com paradas em Valinhos, Vinhedo e Louveira, abrindo um leque de oportunidades para o impulsionamento do desenvolvimento econômico e turístico de Louveira.
O sistema TIC-TIM poderá também ter integração com o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, de acordo com uma ideia que surgiu durante o leilão das concessões. Essa possível integração trem-aeroporto poderá gerar uma oportunidade de ouro para a expansão econômica e turística de Louveira, desde que ela saiba aproveitar todo o seu potencial, já que está localizada em um importante ponto de conexão entre as duas metrópoles.
Caso seja concretizada, a conexão trem-aeroporto poderá gerar um grande avanço na mobilidade de Louveira e região, impulsionando o fluxo de visitantes e consequentemente gerando novas oportunidades de negócios e empregos locais. Mas será que Louveira está se preparando para se beneficiar de tudo isso?
Trem Intermetropolitano e Trem Intercidades: Uma Grande Oportunidade para o Desenvolvimento de Louveira
É fundamental que o governo municipal comece desde já a planejar ações voltadas à demanda de turistas que Louveira poderá receber quando o Trem Intermetropolitano estiver em pleno funcionamento. Será preciso pensar em infraestrutura e oferecer atrativos para que novas empresas se estabeleçam na cidade, além de estratégias para promover o turismo e a cultura de Louveira de forma a apresentar Louveira como um excelente destino turístico, de fácil e rápido acesso.
A implementação dos futuros Trem Intermetropolitano (TIM) e Trem Intercidades (TIC) representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento de Louveira em diversas áreas, dentre as quais:
Mobilidade urbana
- Economia de dinheiro e tempo de viagem: O sistema TIC-TIM poderá conectar Louveira à capital paulista em cerca de 40 minutos, e Louveira à Campinas em cerca de 20 minutos. Isso significa que os moradores de Louveira passarão a gastar menos tempo e dinheiro no transporte. Estima-se que o valor da passagem no Trem Intermetropolitano seja de no máximo R$14,05 (nos valores atuais).
- Redução de veículos no trânsito: A diminuição de carros nas cidades e nas estradas reduzirá os congestionamentos, deixando o trânsito mais fluido e seguro.
- Integração com outros meios de transporte: A estação do sistema TIC-TIM deverão ser integradas ao sistema de transporte público municipal, facilitando a conexão entre a estação e os bairros da cidade.
Desenvolvimento econômico
- Atração de novas empresas: A melhor conectividade pode estimular a instalação de novas empresas em Louveira, contribuindo para um aumento na arrecadação e geração de renda de seus moradores.
- Valorização imobiliária: A chegada do sistema TIC-TIM irá valorizar ainda mais os imóveis, tornando Louveira a cidade mais atrativa para moradia e investimento.
- Crescimento do turismo: A facilidade de acesso que Louveira terá a partir de outras cidades deve impulsionar o turismo, gerando novas oportunidades para o setor hoteleiro, gastronômico, de comércio e do agroturismo.
- Geração de novos empregos: A demanda por mão de obra abrirá novas oportunidades em diversos setores em Louveira.
Sustentabilidade
- Redução da emissão de poluentes: O transporte ferroviário é um modal mais sustentável do que o rodoviário, pois emite menos gases poluentes e contribui para reduzir a quantidade de carros em circulação.
- Melhoria da qualidade do ar: Com a consequente redução da emissão de poluentes, teremos uma melhoria na qualidade do ar, proporcionando um ambiente mais saudável para todos.
Louveira, Trem Intermetropolitano e Distrito Turístico Serra Azul: Desperdiçando Oportunidades?
O Distrito Turístico Serra Azul é um complexo de parques temáticos e centro de compras formado por quatro cidades: Louveira, Vinhedo, Jundiaí e Itupeva. Criado através de um decreto pelo Governo do Estado de São Paulo em 2021, o distrito é gerido por um conselho com representantes do Estado, das administrações municipais e da sociedade civil.
Atualmente o Distrito Turístico Serra Azul conta com o parque de diversões Hopi Hari e o parque aquático Wet’n Wild, além do shopping Outlet Premium e do Cyan Resort. Nos planos de expansão do distrito divulgados recentemente estão previstos a construção de um novo parque temático sobre esportes e aventura, além de um novo shopping, um autódromo e outros três novos hotéis.
Mas Louveira nunca aproveitou o potencial oferecido pelo complexo turístico. A cidade, que é parte integrante do Distrito Turístico Serra Azul, tem um único acesso direto à ele, através de uma pequena e precária estrada de terra, de cerca de 3 km de extensão, que muitas vezes está intransitável devido a sua má conservação, além de ser um local onde é feito descarte irregular de lixo e entulho. Como alternativa de acesso, quem está em Louveira precisa fazer um caminho bem mais longo e demorado, através do bairro Traviú (que faz parte de Jundiaí) e seguir por uma estrada não muito bem conservada e com muitas voltas. Ou então, seguir pela Rodovia Anhanguera até o trevo Jundiaí-Itu e “voltar” a mesma distância pela Rodovia dos Bandeirantes, até chegar ao Serra Azul.
Com essa dificuldade de acesso, Louveira, que também faz parte do Circuito das Frutas, desperdiça uma excelente oportunidade de explorar seu potencial turístico. Esse problema poderia ter sido resolvido já há algum tempo, através da pavimentação da pequena extensão de terra da Estrada Pau-à-Pique, única via de acesso direto entre Louveira e o Serra Azul. A obra para talvez pudesse custar muito pouco, ou praticamente nada, aos cofres públicos de Louveira, caso houvesse articulação política para uma possível parceria em conjunto com o setor privado, das empresas que estão situadas dentro do distrito turístico.
A localização privilegiada da cidade de Louveira, situada entre as metrópoles Campinas e São Paulo, faz com que ela tenha excelentes condições de oferecer novas oportunidades na área de turismo. Louveira possui uma grande vantagem de ter sua estação ferroviária como a mais próxima do Distrito Turístico Serra Azul. Com a chegada do Trem Intermetropolitano, Louveira deve saber aproveitar essa vantagem com a interligação estação-Serra Azul.
Assim, é fundamental que Louveira tenha um bom planejamento e esteja preparada para essa nova perspectiva. Algumas das ações públicas que podem ser realizadas em Louveira devem contemplar os seguintes aspectos:
INFRAESTRUTURA
- Melhoria do acesso à cidade até a Rodovia dos Bandeirantes, principal via de acesso ao Distrito Turístico Serra Azul, do qual Louveira faz parte. Louveira não oferece um acesso adequado à região, sendo necessário a construção de uma nova via ou ao menos a pavimentação do trecho de terra da Estrada Pau à Pique, para um fácil e rápido acesso entre a cidade e o distrito turístico.
- Melhorias na infraestrutura urbana central, com o intuito de aproveitar a vantagem de Louveira ter a estação ferroviária mais próxima do Distrito Serra Azul. É necessário oferecer atrativos e condições para que os turistas circulem também pela cidade e explorem o agroturismo e o comércio local.
- Melhorias no transporte público: Para fazer a ligação entre a estação ferroviária e o Distrito Turístico Serra Azul, será necessário realizar novos investimentos em acessibilidade na região central, como a construção de terminais de ônibus e oferecer mais linhas disponíveis, além de aprimorar o trânsito na região e oferecer mais vagas de estacionamento.
INSTALAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS
- Criar um ambiente de negócios favorável à instalação de novas empresas na cidade, com a oferta de incentivos fiscais e simplificação dos processos burocráticos.
- Investir na qualificação da mão de obra local, para que moradores de Louveira tenham mais ofertas de emprego e estejam aptos a ocupar novos cargos que serão gerados.
- Promover Louveira como um local estratégico para empresas que desejam se instalar na cidade, já que o acesso poderá ser feito de maneira mais rápida, fácil, confortável e segura.
TURISMO
- Promover Louveira como um destino turístico atrativo e de fácil acesso, destacando o agroturismo e as opções culturais e de lazer como a Fazenda Santo Antônio, a Cultura na Estação, as tradicionais Festa da Uva e Festa das Tradições Nordestinas, além das festas religiosas.
- Criar roteiros turísticos integrados que incluam Louveira e o Distrito Turístico Serra Azul, aproveitando a sinergia entre os dois destinos.
- Investir na divulgação maciça de Louveira, em feiras de turismo, campanhas publicitárias e redes sociais.
Com um planejamento estratégico e investimentos direcionados corretamente, Louveira tem todas as condições de se tornar um destino turístico bastante atrativo, para visitantes de todo o Brasil e até do exterior, já que o trem de passageiros poderá ser interligado ao Aeroporto Internacional de Viracopos, impulsionando a economia local e consequentemente aumentando a arrecadação do município.
É importante que o poder público municipal comece a pensar já sobre o assunto, para que Louveira esteja pronta quando o Trem Intermetropolitano for inaugurado. O desenvolvimento da cidade depende do planejamento e da execução de ações estratégicas que possibilitem Louveira se tornar uma cidade turística, com boa infraestrutura e sem perder sua identidade.
Quando o Trem Intercidades e o Trem Intermetropolitano começarão a funcionar?
O Trem Intermetropolitano – TIM (que atenderá o trecho Jundiaí-Campinas com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos) está previsto para começar a funcionar em 2028. Já o Trem Intercidades – TIC (que fará o trajeto mais longo, da capital até Campinas, com parada em Jundiaí) tem a previsão de início em 2031.
Não podemos deixar de falar que, com a chegada do TIM prevista para 2028, Louveira tem apenas quatro anos para se preparar adequadamente para aproveitar ao máximo essa incrível oportunidade, que trará desenvolvimento e renda para a cidade. A estação ferroviária no centro da Louveira será um ponto de conexão estratégico entre a cidade e as grandes metrópoles, além da possível ligação dos trens até o Aeroporto de Viracopos, que irá revolucionar a mobilidade urbana da região. Com tudo isso, são grandes as chances de Louveira receber um grande fluxo de turistas e passageiros, além de criar novas vagas de trabalho.
É importante que o poder público de Louveira saiba como lidar com isso de forma a trazer o máximo de benefícios para a cidade e seus moradores. É fundamental se seja feito um planejamento minucioso o mais rápido possível para projeção dos investimentos necessários em infraestrutura, e assim se preparar desde já para os novos desafios e oportunidades que esse avanço trará.
O Trem Intercidades é um projeto audacioso com o potencial de transformar a vida das pessoas em Louveira. O futuro está a caminho. Cabe a nós aproveitar as oportunidades que o Trem Intermetropolitano irá nos oferecer. Com planejamento, investimento e visão no futuro, podemos construir um futuro melhor para Louveira.

Filósofo com formação acadêmica, ator e diretor teatral com ampla formação nas Artes Cênicas, também formado em Administração de Empresas com ênfase em Propaganda e Marketing.
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